Todo o tipo de atividade fraudulenta que vise a obtenção de dinheiro, favores ou informações: eis a definição de burla. Longe vão os tempos em que este crime acontecia presencialmente ou através do correio ou chamada telefónica. Hoje, o digital abriu as portas a outros métodos, a que devemos estar atentos. Apresentamos-te alguns deles e dicas para te protegeres.
OLÁ, PAI; OLÁ, MÃE

Esta é, porventura a burla informática mais conhecida dos últimos tempos. Em 2023, a PSP recebeu mais de 4300 denúncias e estima-se que o prejuízo para as vítimas tenha sido de 5,3 milhões de euros. Só em janeiro deste ano, a burla foi alvo de 260 denúncias.
O esquema é bem simples e pode apanhar qualquer pessoa desprevenida. “O meu telemóvel avariou, por isso estou a usar este número. Guarda-o nos contactos”, assim começa a burla. Segue-se o pedido de dinheiro, justificado pela impossibilidade de aceder à app bancária devido à avaria do telemóvel e o fornecimento de NIB e valor. O autor do esquema original foi já detido, mas muitas são as variações, com mensagens de “filhos”, mas também de “mulheres”, “maridos”, outros familiares e mesmo figuras públicas.
CLONAGEM DO WHATSAPP

O WhatsApp é uma das plataformas preferidas dos burlões atuais. Outro dos golpes é o da clonagem. Os cibercriminosos assumem a identidade de amigos e familiares e dizem que deram, sem querer, o número da vítima. Assim, pedem o envio de um código de seis dígitos, que mais não é do que o caminho para a ativação das contas de WhatsApp noutros dispositivos. O burlão fica assim com acesso ao WhatsApp da vítima, usando a sua identidade para obter dados pessoais ou para extorquir dinheiro aos seus contactos.
CUIDADO COM O SMISHING

O WhatsApp é um dos meios, mas o e-mail ou as SMS são também utilizadas no smishing. Este tipo de burla consiste no envio de uma mensagem em nome de empresas conhecidas, como comercializadoras de energia, operadoras de telecomunicações, fornecedores de serviços de streaming, só para focar alguns exemplos. Tem ainda muito cuidado com “boas notícias” de prémios caídos do céu ou de passatempos para ganhar vales e outros bens, com destaque para smartphones e outros gadgets.
De um modo geral, a mensagem inclui um link de acesso para verificar, atualizar ou reativar uma conta ou mesmo para confirmação de entrega de uma encomenda. Um clique incauto pode significar o acesso à tua conta de utilizador e a instalação de malware de modo a aceder a informação privada ou financeira.
AS BURLAS DA CONTA BANCÁRIA

Ter acesso a homebanking facilita muito a vida, mas implica cuidados. Este esquema começa com o envio de um email ou SMS em nome da instituição bancária, informando de um problema com a conta relacionado, por exemplo, com o saldo ou irregularidades nos cartões, e destacando a urgência na solução. Na mensagem é, de modo geral, facultado um link que, ao ser clicado, acaba por facultar dados bancários.
COMO EVITAR CAIR NAS BURLAS

Tem sempre em atenção o remetente dos SMS ou e-mails. Caso tenhas dúvidas, joga pelo seguro e contacta a entidade que supostamente enviou a mensagem. Outra precaução passa por verificar a ortografia e gramática. Na maioria das vezes, as mensagens fraudulentas incluem erros – devido, sobretudo, a serem criadas a partir de tradução automática – e uma linguagem desadequada.
Muita atenção ao envio de faturas. Entre os esquemas mais conhecidos está a cobrança de dívidas e mensalidades em atraso que, na verdade, não existem. De modo geral, estas mensagens fornecem uma referência multibanco e costumam ser enviadas fora do horário do apoio ao cliente, indicando um prazo muito curto para pagamento. Como não cair? Simples, basta verificar a dita referência e em caso de “cheirar a esturro”, apresentar uma queixa formal.
Nunca, em hipótese alguma, cliques em links incluídos em mensagens suspeitas. Muitas destas ligações servem para a subscrição de serviços de valor acrescentado ou reencaminham para formulários que mais não querem do que aceder a dados pessoais e bancários. Os donativos para associações e causas são outra forma de burlar os internautas. Ignora as mensagens neste sentido e caso queiras fazer o bem, recorre aos sites oficiais ou telefona mesmo para as instituições para te certificares do procedimento.
O MBWAY é uma plataforma recente e exige alguns cuidados. Se ainda não instalaste esta aplicação, informa-te sobre todas as suas funcionalidades. O mesmo se aplica ao homebanking. Não dês acesso a qualquer uma das plataformas a terceiros. Se receberes o contacto de um suposto amigo ou familiar a pedir dinheiro, confirma esse mesmo pedido junto da pessoa em questão.
As entidades de crédito têm também sido utilizadas para burlas. Desconfia sempre de receberes uma mensagem recheada de promessas que mais parecem, e podem mesmo ser mentira. Mesmo que tudo te pareça fiável, consulta o site do Banco de Portugal, onde podes verificar se a instituição que enviou a mensagem tem autorização para conceder créditos
NOVIDADE ANDROID: IA PARA DETETAR BURLAS EM TEMPO REAL

A Google anunciou recentemente uma nova ferramenta que irá ser bastante útil para utilizadores de smartphones com sistema operativo Android: a integração de ferramentas de Inteligência Artificial para detetar burlas. Essas ferramentas, apesar de ainda estarem em fase de testes, servirão para identificar padrões de conversa suspeitos, nomeadamente pedidos de informação pessoal como códigos PIN ou senhas, e enviarão alertas em tempo real aos utilizadores.
Prevê-se que essas funcionalidades sejam implementadas nos dispositivos Android até ao final deste ano.
As burlas online são mais do que muitas e ninguém está livre de cair. Apesar disso, estes cuidados simples podem fazer a diferença.
